sexta-feira, 31 de outubro de 2014

INDIVIDUALIDADE E CONJUGALIDADE: O NÓS DOIS E O EU E ELE...




Num casamento, há os NÓS DOIS e há o EU e ELE (o cônjuge). O "NÓS DOIS" se refere aquilo que há em comum ao casal, à conjugalidade. Mas há muita gente esquecendo que também há o EU e ELE. Quando as pessoas se casam, embora se tornem uma só carne, elas não deixam de ser INDIVÍDUOS, portanto, não perdem a sua individualidade. Não confundam com individualismo...que é um sentimento egocêntrico e não tem nada a ver com individualidade!

Bem, mas vamos lá. Certo dia vi um pastor relatar o caso de uma mulher que ameaçava o marido, por causa do surf que ele praticava. Ela dizia: Se vc for para o surf eu vou embora ou vou beber todas!...Que tolice! Que falta de  respeito. Sim, falta de respeito à individualidade do marido. Ela já o conheceu praticando surf o que a levou  então a pensar que ele deixaria de praticá-lo???? É um engano gigantesco achar que se vai fazer o cônjuge mudar depois do casamento. Tem gente que se casa pensando desse jeito. Achando que vai fazer a cabeça do cônjuge para largar isso ou aquilo depois que estiverem casados. Lamento informar,mas não é assim que a banda toca.

Portanto, a fase do namoro, é primordial, pra que você conheça a pessoa, ainda que não com tanta intimidade como no casamento, mas esse período é importante para conhecer os gostos da pessoa, perceber se há afinidades, etc. Não adianta só ter atração física, dizer que rolou uma química, ter apreciação pela beleza da pessoa...Isso não é suficiente para viver uma relação saudável. Você precisa conhecê-la  num nível mais profundo, que excede à aparência, observar se há alguma afinidade, convergências, pois se não houver, fica muito difícil construir um relacionamento sadio. Se uma  mulher, por exemplo, não gosta de homem que pratica algum esporte, então pelo amor de Deus, não case com ele !!!Se o homem conhece a moça e ela pratica balé clássico e ele não gosta disso e mesmo assim prefere continuar o relacionamento, pensando que depois de casados,  ela vai por mágica deixar de praticar ou gostar de balé, cuidado!!! Depois não reclame. Se você não aceita a pessoa como ela é, não sabe administrar essas coisas, é melhor se afastar. Será melhor pra você e para a própria pessoa. Você pode estar evitando uma tragédia futura...Agora se você não gosta muito que essa ou aquela modalidade esportiva ou outra atividade qualquer, MAS, PORÉM, CONTUDO, TODAVIA... sabe respeitar pelo menos o que a pessoa gosta, aí pode-se repensar a questão.

Mas não case e obrigue a sua mulher ou marido a pôr de lado aquilo que é saudável e lhe dá prazer, por conta de um capricho, chatice, implicância, insegurança ou ciúme seus. Se é algo que não compromete a relação, é preciso deixar a pessoa respirar. Muita gente por causa de ciúme doentio, insegurança, acaba tentando controlar a esposa ou o marido e chega a fazer chantagens com os mesmos. Isso não faz parte do amor. Respeite a individualidade dele ou dela.  Tentar tirar a individualidade de alguém é tirar-lhe a própria essência, sua personalidade.Amor implica em respeitar seu cônjuge como indivíduo que é e não tratá-lo como um brinquedinho a sua mercê. Há momentos que vocês estarão juntos, farão atividades em comum, mas haverá outros em que seu cônjuge desejará estar sozinho, jogando um vídeo game, um futebol, correndo, praticando um surf,  balé, fazendo aula de circo...ou outro esporte ou outra atividade que aprecie...Quem ama não tolhe, não desrespeita a liberdade do outro de fazer as coisas que gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário