terça-feira, 7 de outubro de 2014

SERÁ QUE OS FILHOS SERÃO CRISTÃOS COMO OS PAIS ?




É claro que não dá pra responder com sim ou não a pergunta que encabeça o título desse post é. Afinal,  o futuro pertence somente a Deus. Não compete a nós sabê-lo. Não temos esse poder. Segundo, entenda bem, que  quando falo de ser cristão, não falo de conhecer a Bíblia de cor e salteado, pregar o texto contido nela, ser douto em teologia  ou frequentar um templo religioso. Falo de vivenciar o amor de Cristo como prática nas relações interpessoais. Sendo assim, os filhos serão cristãos se nós pais formos capazes de dar a eles o testemunho do bem que nós experimentam sendo cristãos.  É bem provável que eles também queiram ser...

Às vezes nós queremos que os nossos filhos sejam cristãos, mas a gente não demonstra em nada o benefício que o cristianismo trouxe a nós. Nós é que geramos muitas vezes o ateísmo em nossos filhos.  É impressionante como é fácil a gente cair no cristianismo pagão, ou seja,  quando temos todos os ritos, participamos de tudo, andamos com a Bíblia debaixo do braço, escrevemos frases bíblicas ... Até aí  só aparência, só exterior. Mas a gente não permite que a Palavra de Jesus modifique o nosso jeito de ser quando não permitimos que o poder da palavra de Jesus, entre no nosso sangue, no âmago do nosso ser, nas nossas entranhas e modifique o nosso jeito de pensar, o nosso jeito de agir... Às vezes falta a nós pais, coerência, entre o falar e o agir.  Como dizia o educador Paulo Freire, " é preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento, a tua fala, seja a tua prática."

Não adianta mandar o filho para a igreja achando que lá o pastor vai fazer alguma coisa, mandar pro padre achando que ele também vai dar um jeito ou que a irmã fulana de tal vai ajudar o seu filho...  É verdade que eles ATÉ PODEM (não necessariamente, e inclusive podem até gerar um efeito inverso) contribuir de alguma forma, mas ESTA NÃO É A RESPONSABILIDADE DELES.

A primeira responsabilidade de educar os filhos com princípios cristãos cabe aos pais. É dentro de casa que a gente faz o "culto" acontecer de verdade... Não é blá, blá, blá, é AÇÃO que se vê no chão da vida. Repito: não adianta decorar a Bíblia, o livro inteiro que seja, ditar versículos, frases de efeito, fazer discursos floreados, nada disso. A criança só é convencida pelo bem praticado, vivenciado. E se o que ela vê diante dos olhos é ruim, vai querer se afastar,  tenha  o nome que tiver, inclusive o de cristianismo. É bem provável que até diga: "  Isso é que é ser cristão? Eu estou fora. Não quero isso pra minha vida." Ela precisa ver o EVANGELHO que se traduz numa realidade de "REL- AÇÃO" de amor genuíno, que reflita de fato a pessoa de Cristo no trato para com o outro, na forma de encarar as situações da vida, sejam elas boas ou ruins. JESUS é a PALAVRA VIVA que deve se refletir na relação de qualquer casal que professa crer Nele e por conseguinte isto reverberará na vida dos filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário