domingo, 26 de outubro de 2014

SOCORRO: MINHA MULHER QUER LEVAR A MINHA SOGRA PRA MORAR COM A GENTE!



O grito de socorro é de um marido cuja esposa disse a ele que iria trazer a mãe pra morar com eles. Segundo o marido, a esposa alegou que a mãe dela reclamava constantemente que os irmãos solteiros estavam brigando pra ver quem mandava mais na casa da mãe, e que a mãe já sem paz por conta de tantos atritos, pensou em alugar uma kitinete. Mas que a esposa dele, com pena da mãe gastar dinheiro alugando um imóvel, tendo a própria casa, estava pensando em trazer a mãe para morar com eles. Ele disse: "Isso é demais pra mim, não dou conta de uma situação dessas. O que eu tenho a ver com isso? Já bastam os meus problemas, as minhas contas... Agora sou eu quem não vou ter paz! E a minha mulher, quando eu disse que não queria, me chamou de egoísta e tem se afastado de mim. Isso está acabando com nosso relacionamento".

É...perfeitamente compreensível a angústia desse marido. E não é porque se trata unicamente da SOGRA. Se fosse, o SOGRO, o cunhado, a cunhada, o primo, a prima, etc....ou qualquer outro estivesse na eminência de ir morar na casa dele, também o pedido de socorro faria jus do  mesmo jeito. E não SE TRATA de egoísmo desse marido. E sim inviabilidade. Egoismo é da esposa que quer jogar tamanho peso nas costas do marido. Ele não tem essa obrigação. O compromisso dele é com ela. É um fardo pesado de mais querer que o marido suporte a sogra dentro de casa.

A vida a dois já é muito delicada, já traz consigo suas próprias dificuldades, agora querer trazer mais um a reboque, é demais. O casal precisa de espaço, de privacidade,  para construir sua própria vida e com parente por perto isso se torna  muito difícil, e em alguns casos, impossível! Não precisa nem estar escrito na Bíblia. Qualquer pessoa madura que tenha um mínimo de bom senso saberá que isso não funciona. Eu mesma já morei com uma tia irmã da minha mãe, que na época tinha uns 4 anos que havia falecido.Eu era órfã de mãe, tinha acabado de sair da adolescência e entrado na fase adulta. Minha tia por compaixão quis me acolher, pois viu o quanto eu estava carente de afeto, mas não foi bom para ela. Embora eu morasse num cômodo à parte  da casa dela, a minha presença ali trazia necessidade de certos ajustes, configurações,que atingiam aquela família de alguma forma. Eu não tinha consciência do quanto minha presença ali afetava a vida deles. Minha tia me tratava bem, mas em certas situações, com um pouco de sensibilidade eu conseguia perceber que estava lhes trazendo incômodo. Eu ainda que muito nova e imatura,  já me sentia incomodada, sabia que ali não era o meu lugar. Eu precisava sair dali e então depois de algum tempo fui definitivamente morar sozinha, ter o meu canto. Eu estava enfadando a minha tia e sua família...

Mas se alguém quer uma base bíblica pra isso, então vamos lá.:"Deixará o homem seu pai e sua mãe e unir-se-a a sua mulher e juntos serão uma só carne". Não está escrito: Levará o homem seu pai e sua mãe, seus irmãos e unir-se a sua  mulher... De jeito nenhum. É necessário deixar pai e mãe...e tudo mais (irmão, irmã, primo, prima, avô, avó, etc...) Você precisa ter isso em mente: você está se casando com uma pessoa. Não deve levar parentela a tiracolo nem se casar com alguém que leva a parentela a tiracolo também. Repito: Você irá casar-se com UMA PESSOA e não com uma legião e vice-versa. E quer outra base bíblica? Então ouça: NÃO pise muito a casa do seu próximo para que ele não enfade de ti. Se pisar muito pode causar um enfado no dono da casa, imagina morar? Morar é pisar na casa do próximo diariamente, seja ele filho,filha, genro, nora...!!!

A verdade é que cada casal precisa do seu espaço e de preferência, dependendo, da mentalidade da parentela, de um ou do outro, bem longe, para evitar maiores desgastes e "invasões". 

Não é à toa que casais que moram no mesmo terreno dos pais ou sogros passam por maus bocados. E pode ser o melhor pai ou a melhor mãe, que não dará certo. CASAL tem que ter seu canto. Tem que deixar pai e mãe também GEOGRAFICAMENTE. Tem que viver a dois. Quando mais que isso, SÃO ou serão APENAS OS FILHOS.

E vc que me lê que é SOGRA, SOGRO, etc...nem pense na possibilidade de ir morar com um filho (a) seu (a), este (a) estando casado (a). Mesmo que o seu filho ou sua filha tenha lhe convidado. Ele ou ela não sabe o que está dizendo. Inclusive aproveite para mostrar sua maturidade e sensatez dizendo que isso não fará bem ao casal. Não queira ser um peso pra eles. Por mais que você possa ser uma pessoa centrada, na sua, que fique bem quietinha no seu canto, praticamente muda, não adianta, ainda sim será uma pessoa, uma presença ali. E presenças pesam. Não tem casamento que consiga sobreviver a isso. Um parente no seio conjugal, faz com se torne uma habitação que contraria tudo o que o casamento significa, tudo o que a Escritura chama de comunhão  entre um homem e uma mulher. E principalmente às SOGRAS digo: Não fique levando problemas seus para seu filho ou filha casado (a). Ele ou ela já  constituiu a própria família e ela é a prioridade pra ele (a). Não seja "MADURO" na idade apenas, SEJA MADURA (o) na mentalidade". Muitas sogras gostam de se fazer de coitadinhas,de dizer que estão sofrendo, enfim, fazer aquele dramalhão todo, a velha chantagem emocional para o filho ou filha que se vê praticamente coagido (a) a socorrê-lo, em coisas, que eles na maioria das vezes poderiam muito bem resolver sozinhos. Você é uma MÃE OU PAI SÁBIO? Então poupe o seu filho ou filha de problemas. Não fique enchendo-lhes a cabeça com más notícias desnecessárias. Ele (a) já tem muito com o que se preocupar. Cultive o bem. Não atrapalhe a vida conjugal do seu filho ou filha.

E você marido ou esposa que está querendo trazer parentes para morar em sua casa, não faça isso! Qualquer insistência nisso é definitivamente um suicídio conjugal, é pular de cabeça num buraco. Isso é um peso que seu cônjuge não pode carregar. Não obrigue isso a ele. Não impute a quem você ama algo que está além das forças dele. Isso é ser egoísta. O seu compromisso quando decidiu casar-se é primordialmente com seu cônjuge!!!  Tenha consciência disso. Não tente ser o  salvador da pátria e resolver os problemas de pai ou  mãe ou parentes seus em detrimento do seu casamento. E você que está pensando em se casar, se você tem vocação pra freira, melhor ficar solteiro pra cuidar da sua parentela e de quem mais quiser. VOCÊ MARIDO, VOCÊ ESPOSA, está casado com seu cônjuge, não com seu pai, sua mãe, ou quem quer que seja. Aos casados cabem agradar ao CÔNJUGE!!! Se ama seu cônjuge, afaste de vez essa possibilidade DE TERCEIROS MORANDO NA CASA DE VOCÊS,  antes que seu casamento naufrague.



Nenhum comentário:

Postar um comentário