quarta-feira, 5 de novembro de 2014

FINGIR DE MORTO PRA MELHOR PASSAR: ESCAMOTEAMENTOS


Foto: FINGIR DE MORTO PRA MELHOR PASSAR: ESCAMOTEAMENTOS

Fingir de morto... É provável que você conheça esta expressão. Mas e "fingir de morto pra melhor passar? Você já ouviu essa expressão? Talvez não. Mas ambas possuem a mesma essência. Fingir de morto, no sentido metafórica que estou tratando aqui significa alguém fazer de conta que algo não é com ele, para se livrar, evitar alguma coisa ruim. Ela ainda designa alguém que finge sofrer de algum mal (doença, morte iminente, deficiência física) como forma de se dar bem e tirar proveito da situação. Os animais, por exemplo, costumam fingir de motos, a chamada Tanatose , para afastar predadores. Isso no reino animal é até engraçado, mas no reino dos homo sapiens, a coisa muda de figura. 
 

Esta é a manchete de uma matéria publicada no portal R7 em maio deste ano: "Mulher se finge de morta para receber seguro milionário em SP". A mulher da qual falam é uma  senhora de nome Neidinália Oliveira de Alfred. Está explícito no título da matéria que o objetivo dela ao passar-se por morta, era levar uma grande vantagem financeira. 

A triste realidade é que há uma porção de gente adulta, algumas até de cabelo branco, sexagenárias ou mais, que procedem desta maneira. Não se fingindo de morta literalmente, mas no sentido figurado da expressão. E se tratando disso, há aquelas que o fazem num determinado momento da vida, como um único episódio, e há aquelas que têm isso como prática, estilo de vida. 

Não é pouco o número de pessoas que andam por aí fingindo estar mortas, doentes, paralíticas...pra melhor passar. Sim, gente que já fingiu e finge até ter câncer pra ser paparicado, para se tornar o atenção, pra conseguir ter as pessoas na mão, para não ser contrariada, para ter os caprichos atendidos, para manipular, para conseguir vantagens, pra fazer as pessoas sentirem pena de si, pra controlar tudo e todos... Ardis perversos e infantis que infelizmente muita gente anda usando... 

No âmbito da invenção de doenças, há os que fingem-se de doentes mentais, para não assumir a culpa pelos próprios erros, pra não admitir sua maldade, para não ser punido e receber a piedade dos outros e deixar os outros pensando: Coitadinho, é um(a) doente mental, não sabia o que estava fazendo... Ou ainda com o objetivo de ter os caprichos atendidos, ser paparicado e coisas do gênero.

Todas essas formas de "fingir-se de morto" são tipos de falseamento que alguns usam para se esconder; auto-vitimizações pra chamar atenção a fim de manter o controle ou se livrar de responsabilidades ou ainda assumir compromissos que a vida propõe ou ter alguns ou alguém em particular (filhos, marido, esposa, namorada, etc...) nas mãos. Uma verdadeira dissimulação para enganar os outros para sua própria conveniência.


Fingir de morto... É provável que você conheça esta expressão. Mas e "fingir de morto pra melhor passar? Você já ouviu essa expressão? Talvez não. Mas ambas possuem a mesma essência. Fingir de morto, no sentido metafórico que estou tratando aqui significa alguém fazer de conta que algo não é com ele, com intuito de se livrar, evitar alguma coisa ruim. Ainda diz respeito a alguém que finge sofrer de algum mal (doença, morte iminente, deficiência física) como forma de se dar bem e tirar proveito da situação. Os animais, por exemplo, costumam fingir de motos, a chamada Tanatose , para afastar predadores. Isso no reino animal é até engraçado, mas no reino dos homo sapiens, a coisa muda de figura. 

Uma matéria publicada no portal R7 em maio deste ano trazia a seguinte manchete: "Mulher se finge de morta para receber seguro milionário em SP". A mulher da qual falam é uma senhora de nome Neidinália Oliveira de Alfred, praticante de vários crimes de estelionato. O  título  da matéria que trata dessa mulher está explícito o propósito dela ao passar-se por morta,  que era o de levar uma grande vantagem financeira. 

A triste realidade é que há uma porção de gente adulta, algumas até de cabelo branco, sexagenárias ou mais, que procedem desta maneira. Não se fingindo de morta literalmente, como é o caso mencionado acima, mas no sentido figurado da expressão. E se tratando disso, há aqueles que o fazem num determinado momento da vida, como um único episódio, e há aquelas que têm isso como prática, estilo de vida. 

Não é pouco o número de pessoas que andam por aí usando desses ardis perversos e infantis, seja fingindo estar à beira da morte, doentes, paralíticas...para melhor passar. Sim, gente que já fingiu e finge até ter câncer pra ser paparicado, para se tornar o centro das atenções, e conseguir que as pessoas ou alguém em particular lhe faça o que ela desejar.

Nesse âmbito da invenção de doenças, há os que fingem-se de doentes mentais, para não assumir a responsabilidade pelos próprios erros, pra não admitir a própria maldade, para não ser punido e  deixar os outros pensando: Coitadinho, é só um(a) doente mental, não sabia o que estava fazendo... Ou ainda com o objetivo de ter os caprichos atendidos, ser paparicado e coisas do gênero. Recentemente tomei conhecimento de uma jovem que fingiu estar com esclerose múltipla, na tentativa de que o namorado deixasse de jogar futebol aos sábados para ficar com ela.

Essa forma e outras formas de "fingir-se de morto" são tipos de falseamento que alguns usam para impedir algo que não gosta; auto-vitimizações a fim de se livrar de responsabilidades e compromissos que a vida propõe ou ter alguns ou alguém em particular (filhos, marido, esposa, namorada, etc...) sob controle. Uma verdadeira dissimulação para enganar os outros para a própria conveniência.



http://www.youtube.com/watch?v=6DG6V5bhqNY


Nenhum comentário:

Postar um comentário