sábado, 2 de abril de 2016

ENTRANDO EM ACORDO






Você já parou pra pensar que o casamento é a união de DUAS cabeças pensantes e não apenas de UMA! Sim, são duas pessoas DIFERENTES que se unem. Embora as opiniões possam coincidir em alguns pontos, em vários outros, não. Mas fique tranquilo, pensar diferente é algo normal. Cada um de nós tem uma história, uma bagagem de informações, fomos criados de uma tal maneira. Enfim,  somos únicos apesar de qualquer semelhança e é comum que hajam divergências de opiniões. Mas quando decidimos  nos tornar um casal e viver em harmonia, precisamos ENTRAR EM ACORDO!

Pessoas adultas, sabem da importância de se fazer acordos; pessoas infantilizadas, agem como crianças dizendo: "se não for do meu jeito, eu não brinco mais!".

Amós 3:3 diz: "Como andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?". Para fazer um acordo, é necessário inicialmente, encontrar os pontos convergentes. Ou seja, aquele ou aqueles em que concordamos. Depois, cada um deve ceder um pouco, naquilo que é possível ceder dentro do seu ponto de vista. 

O fato de não se entrar em acordo, demonstra uma rigidez excessiva que geralmente acontece, porque a pessoa não consegue olhar a questão sob o ponto de vista da outra pessoa. Esta, além de ser uma atitude injusta, também é egoísta. Pois quando considero apenas o meu ponto de vista da questão, olho apenas para mim. A cerca do egoísmo, Paulo em Filipenses 2:3-5 nos exorta a que não sejamos egoístas, "mas humildemente consideremos os outros superiores a nós mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus".

O fato de não entrar em acordo, deixa o casal estagnado. Ele não avança em vários aspectos de sua vida. Imagine você querendo ir pra direita e seu cônjuge querendo ir para a esquerda. Você puxa de um lado e ele de outro. Dessa forma não chegarão a lugar nenhum. É necessário chegar a um acordo para que caminhem em  uma única direção. Pra que  haja soma de forças  e não a dissipação delas. O acordo é uma porta aberta para ação de Deus (Mt.18:19).


Portanto, quando tiver qualquer decisão a ser tomada e houver diferença de opinião, converse com seu cônjuge. Faça se for preciso uma lista, pontuando os aspectos negativos de um e de outro ponto de vista. Ore a Deus também a respeito. Se disponibilize a entrar em acordo, percebendo os pontos que vocês têm em comum. Analise, pondere, reflita. Colocar -se no lugar do outro, avaliar a vida sob o prisma da pessoa que tem o pensamento diferente do nosso, ajuda-nos a "entender" melhor o que o outro fala, bem como avaliar a possibilidade de "flexibilizar".  E não se esqueça: entrar em acordo farão vocês chegarem a algum lugar. O contrário, o impedirão de ir adiante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário